Saúde do Atleta – Dicas para seu treino render mais

Antes de se iniciar qualquer pratica esportiva, incluindo o nosso "Tênis de mesa", procure uma avaliação médica para a realização de exames específicos para que você possa atingir os seus objetivos mais rapidamente, evitando lesões e principalmente riscos à sua saúde.

Ao iniciar os treinamento é importante que seus limites físicos sejam respeitados e que o esforço seja progressivo, a medida que suas condições evoluam naturalmente. Portanto, é importante sinalizar ao seu técnico qualquer sinal de cansaço excessivo e fadiga muscular, que podem trazer sérias lesões musculares ou problemas de saúde que o afaste dos treinos por longos períodos.

Roupa de treino

Para os iniciantes, o importante é utilizar roupas leves e confortáveis como shorts e camisetas, e em tecidos que não retenham o suor e possibilitem a transpiração naturalmente.
O Tênis deve ser leve e adequado para pisos como quadras poliesportivas, de solados baixos e firmes que diminuem o risco de torções e fraturas.
É importante levar uma toalha pequena e uma garrafa de água (Squeeze) para se hidratar durante os treinos, porém sem exageros pois o consumo de água em excesso pode pesar no estômago, causando mal estar e atrapalhando o treinamento.
Para quem transpira em excesso é importante levar uma camiseta extra para troca ao final do treino, evitando assim que correntes de ventos e friagem ao retornar para casa causem doenças como gripes e resfriados.
Durante o inverno utilizar agasalhos apropriados ao esporte, desde que estes não atrapalhem a movimentação e aplicação dos golpes corretamente.
Para os atletas mais experientes existem diversas marcas que produzem produtos específicos para a prática do tênis de mesa.

Aquecimento

Antes de se iniciar o alongamento movimente seu corpo através de exercícios leves como corridas, trotes, polichinelos ou mesmo saltite no mesmo lugar durante aproximadamente 15 minutos, que são suficientes para que seu organismo esteja preparado para se alongar e fornecer energia para o treinamento que virá.

Alongamento

Logo após o aquecimento, mas antes dos treinamentos alongue-se bem para evitar as lesões musculares. O alongamento faz com que as fibras musculares cheguem ao seu comprimento máximo, o que evita que os músculos sejam lesionados durante os exercícios.
Após o treinamento também é importante que sejam feitos alongamentos para que seja devolvido o comprimento normal às fibras musculares, pois este é retraído durante o esforço físico.

Alimentação e Hidratação

O ideal é que o atleta se alimente pelo menos duas horas antes dos treinamentos. Prefira os carboidratos pois estes garantem o fornecimento de energia para os exercícios, porém sem excesso. Hidrate-se bem pois a perda de líquidos pode causar desidratação e consequentemente câimbras durantes os exercícios. Lembre-se que o ideal é o consumo de água sem excessos, pois ingerida em grandes quantidades poderá causar desconfortos no estômago.

Dores musculares

Principalmente nos iniciantes é normal que ocorram dores musculares após os treinos. O uso de gelo ou banho frio pode auxiliar na diminuição do processo inflamatório dispensando muitas vezes o uso de sintomáticos e relaxantes musculares. Porém, a persistência da dor sem diminuição da intensidade e por longos períodos pode significar lesões ou início de processos patológicos. Nestes casos o ideal é procurar um médico especializado para solução do problema ou para se evitar lesões mais graves.

Foco no treinamento

Esse é o momento que você reservou para cuidar da sua saúde acima de tudo, praticando um esporte que pode lhe tornar desde um atleta amador até um atleta olímpico. Portanto trace os seus objetivos pessoais e mantenha o foco em conquistá-los exercício a exercício, dia a dia, treino após treino, competição após competição, até chegar em seu objetivo final seja ele apenas qualidade de vida, o círculo de amizades ou as até as olimpíadas e o reconhecimento mundial.

Divirta-se

Tudo o que fazemos com prazer nos traz grandes conquistas e enormes benefícios. Aprenda, treine, jogue, ganhe ou perca, mas acima de tudo aproveite cada momento e desfrute dos prazeres que esse esporte nos oferece.

Resumindo, divirta-se !!!